Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Governo regulamenta Pró-Esporte RS e empossa Conselho Estadual
Publicação: 02/10/2017 às 15:14

Governo regulamenta Pró-Esporte RS e empossa Conselho Estadual

Evento autoridades do esporte no Palácio Piratini - Foto: Josiele Silva/Sedactel

O governador José Ivo Sartori empossou na manhã desta segunda-feira (2), em ato no Palácio Piratini, os integrantes do Conselho Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul (Ceers). Durante a cerimônia, também foi assinado decreto que regulamenta o Pró-Esporte RS LIE (Lei de Incentivo ao Esporte) e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie).

O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo Alves da Silva, agradeceu a espera das entidades ligadas ao esporte pelo decreto. "A lei de incentivo sai fortalecida depois dos ajustes promovidos com a fusão das secretarias. O processo será inteiro digital. Saímos do tempo do papel e vamos ganhar tempo na tramitação dos projetos", comemorou.

As ações apresentadas fazem parte das políticas públicas de promoção ao esporte do governo do Estado, executadas pela Sedactel, que se somam aos editais e programas oriundos da Lei Geral do Desporto (Lei Pelé) e das atividades realizadas no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete).
O governador afirmou que o governo atua em diversas frentes para construir um futuro diferente e melhor para o estado. "Nessa travessia rumo ao futuro, as políticas públicas voltadas ao esporte são indispensáveis. Afinal, os benefícios das práticas esportivas vão muito além do bem que fazem à saúde. O esporte também é sonho. É construção coletiva. É cidadania", disse.

Sartori saudou os novos membros do Ceers e entregou certificados ao agradecer a atuação dos ex-conselheiros. "A união das diferentes entidades dentro do conselho para apoiar as iniciativas voltadas ao desporto e paradesporto é mais um exemplo de que grandes resultados se fazem com diálogo e parceria", afirmou.

Sobre o decreto, o governador salientou que o texto é "um passo fundamental para que o programa siga apoiando o setor de forma mais transparente e ágil, totalmente online, com regras e inovações que qualificam o funcionamento e a aplicação do fundo de incentivo, que dispõe de cerca de R$ 20 milhões em recursos para ações com atletas de alto rendimento até projeto de cunho social".

Pró-Esporte

O decreto estabelece as novas regras e procedimentos do Pró-Esporte RS LIE e a aplicação do fundo. O programa é executado pelo Departamento de Fomento da Sedactel.

Também determina a criação do sistema informatizado do Pró-Esporte, que garante transparência e capacidade de gerenciamento dos processos. Com a inovação, a tramitação será digital, evitando a necessidade de deslocamento de entidades do interior à capital para protocolo e apresentação de documentos.

Conselho

O Conselho Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul (Ceers) é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Sedactel. Substitui o extinto Conselho Regional do Desporto (CRD). É formado por representantes do governo do Estado e de entidades ligadas ao meio esportivo, além de representantes indicados por notório saber.

Em nome dos conselheiros empossados, o representante da Sogipa, Alexandre Algeri, afirmou que este projeto "possibilita sonhos". Para Algeri, "o esporte é uma das principais ferramentas de transformação social".

Ao Ceers compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Além disso, é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas e, principalmente, acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados a atividades esportivas.

Participaram do ato atletas, dirigentes do setor, deputados, e os ex-secretários de Esporte, Juvir Costela e Kalil Sehbe.

Nominata de conselheiros 2017/2019

Secretaria de Estado da Educação (Seduc):
- Titular: Paulo Ricardo Javiel Rezende / Suplente: Danusa Elena Zanella;
Secretaria de Estado da Saúde (SES):
- Titular: Ubirajara Gorski Brites / Suplente: Andrea Pinto De Menezes;

Representantes do Esporte do Rio Grande do Sul, dotados de notória e reconhecida experiência em assuntos esportivos:
- Titular: Lucas Rial Butier / Suplente: Vicente Majó;
- Titular: Débora Rios Garcia / Suplente: Fernando Luís Trein;
- Titular: Myron Assis Brasil De Moraes / Suplente: Paulo César Verardi;
- Titular: Alexandre Algeri / Suplente: Alberto Molnar;
- Titular: Luiz Bayard Martins dos Santos / Suplente: Guilherme Magrinelli Gonçalves;

Conselho Regional de Educação Física (Cref2/RS):
- Titular: Carmen Rosane Masson / Suplente: Lauro Ubirajara Barboza De Aguiar;

Associação Dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS):
- Titular: Nelson Cerqueira / Suplente: Júlio Sortica;

Federação Riograndense de Entidades de Deficientes Físicos (Fredef):
- Titular: Rotechild Dos Santos Prestes / Suplente: Guacir Delano Bueno;

Sindicato dos Profissionais de Educação Física do RS (Sinpef/RS):
- Titular: Sílvio Cardoso Da Silveira / Suplente: Elisa Berthier Boaretto;

Associação das Federações Esportivas Do RS (Afers):
- Titular: Francisco Balbuena Dal Forno / Suplente: Sílvio Dadia Sampaio;

Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs):
- Titular: Adroaldo José Cavasola / Suplente: Mário Augusto Ribas Do Nascimento;

Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado do RS (Siapergs):
- Titular: Gabriel Schacht / Suplente: Márcio Joel Orcy Telles

Endereço da página: