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Atividades

BADMINTON

Inscrições: Primeiro dia útil de cada mês.

Objetivo: bater com a raquete em uma peteca o maior número de vezes possível, sem deixá-la cair no chão.

Características: Um ponto é disputado até que um dos participantes deixe a peteca cair do seu lado da rede. Antes de cada partida, um sorteio é feito para definir quem começa sacando. O serviço muda de lado apenas quando o sacador perde o ponto. Nas duplas, os participantes se alternam. O saque é parecido com o tênis, em diagonal, alternando de lado – se o placar de quem serve é par, ele saca da esquerda, e da direita se for ímpar - e para uma área específica.

Partida: 3 games de 21 pontos cada e vence quem ganhar dois.

 

BOXE

Inscrições: Diretamente com a Federação.

Participantes: 2 equipes, formadas por 5 jogadores cada

Objetivo: defesa pessoal

Benefícios: melhora a capacidade musculo-esquelética; previne o aparecimento da osteoporose; serve como profilaxia contra os vícios posturais; melhora a flexibilidade articular; reforça a estrutura muscular; melhora a imagem pessoal; constitui um excelente complemento para outras atividades físicas; localiza o trabalho muscular sendo possível atuar como terapia de apoio a patologias especificas (ex. lombalgias  e problemas de coluna), emagrecimento, melhora nos níveis de estresse.

Características: os praticantes emitem golpes uma contra o outro, com os punhos cerrados. É obrigatório a utilização de luvas feitas de couro almofadado, além de ser obrigatório, o uso de bandagens atléticas por debaixo das luvas e protetor bucal. O nome dado aos praticantes deste esporte é pugilista.  As lutas terminam quando é dado Nocaute (um dos competidores é derrubado e não volta a fica de pé até que o juiz conte até 10), ou por Nocaute Técnico (se de pé ou nas cordas for incapaz de prosseguir lutando).

Partida: A luta é dividida em rounds ou assaltos. No caso dos juniores são no máximo 5 rounds de 1 minuto  e de 12 a 15 rounds, de 3 minutos cada. O intervalo entre os rounds é de 1 min.

Local da prática: Os ringues têm entre 5 x 7,5 m² e sua superfície é composta de lona sobre aproximadamente 3 cm de acolchoado, para amortecer possíveis quedas. Ainda, é cercado por cordas flexíveis, sendo que normalmente fica em uma plataforma elevada.

 

CAPOEIRA

Inscrições: Diretamente com a Federação.

Objetivo: jogo, divertimento, espetáculo, defesa pessoal.

Benefícios:

- Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo;

- Desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor;

- Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico;

- Estimula a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos;

- Contribui para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares;

- Favorece a socialização;

- Desenvolve o gosto pela música e a criatividade (relacionadas ao meio instrumental)

- Igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica.

Características: A roda de capoeira é um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada. Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do tocador de berimbau ou quando algum outro capoeirista da roda "compra o jogo", ou seja, entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.

Objetivo: Em geral, o objetivo do jogo da capoeira não é o nocaute ou destruir o oponente. O maior objetivo do capoeirista ao entrar em uma roda é a queda, ou seja, derrubar o oponente sem ser golpeado, preferencialmente com uma rasteira. Na maioria das vezes, entre o jogo de um capoeirista mais experiente e um novato, o capoeirista experiente prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente, ou seja, freando o golpe um instante antes de completá-lo. Entre dois capoeiristas experientes, o jogo poderá ser muito mais agressivo e as conseqüências mais graves.

 

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES (KRAV MAGA)

O Krav Maga é um método de defesa pessoal israelense tendo sido desenvolvida na década de 70 pelo Mestre IMI LICHTENFELD em Israel sendo até hoje utilizada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e pela maioria das forças policias do mundo. O projeto trata-se de uma proposta inovadora que visa a possibilidade de que todas as mulheres mesmo sedentárias e independente de faixa etária, possam aprender a  defender-se contra a violência urbana e doméstica. 

Inscrições: Setor Administrativo do CETE

Objetivo: Defesa pessoal e promoção do desenvolvimento social através de uma atividade saudável.

Benefícios: desenvolvimento de resistência, força, coordenação motora  e flexibilidade; perda de peso e ganho de massa muscular; desenvolvimento do controle emocional; melhora na capacidade de enfrentamento das dificuldade do dia a dia.

Características: As aulas serão ministradas, em grupos com no máximo 30 participantes. Serão realizadas exposições teóricas, além da prática de técnicas de prevenção e defesa pessoal para situações de risco.

Local da prática: Ginásio de Lutas

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Inscrições: Diretamente com a Federação.

Características: A ginástica artística, também conhecida como ginástica olimpíca é um esporte que exige dos ginastas: força, agilidade, coordenação motora, controle do corpo, flexibilidade, equilíbrio e elegância e os exercícios são realizados em aparelhos oficiais.


Modalidades femininas:

Trave – os movimentos são executados em um espaço estreito. Tem as seguintes medidas: 10 cm de largura e 5 metros de comprimento.

Solo – exercícios realizados no solo tem fundo musical, sendo que os movimentos mais comuns são os saltos mortais e twist. O espaço é de 12 m².

Barras assimétricas – nas barras, é considerado o movimento ao passar de uma barra para a outra e os saltos, como os encarpados e os mortais. As medidas das barras são: 2,45 m e 1,65 m de altura.

Salto sobre o cavalo - antes de pular sobre o cavalo, que tem 1,25 m, o atleta pode tomar impulso correndo de uma distância de 25 m, no máximo.

 

Modalidades masculinas:

Solo – exercícios realizados no solo tem fundo musical, sendo que os movimentos mais comuns são os saltos mortais e twist. O espaço é de 12 m².

Salto sobre o cavalo - antes de pular sobre o cavalo, que tem 1,35 m, o atleta pode tomar impulso correndo de uma distância de 25 m, no máximo.

Barra fixa – na barra fixa, ao executar os movimentos, o atleta deixa de tocar o aparelho, sendo os saltos mais comuns os mortais ou encarpados. A barra tem 2,75 cm de altura e 2.40 cm de comprimento.

Barras paralelas – é obrigatório realizar movimento no ar, sem nenhuma das mãos no aparelho. A altura é de 1,75 m

Cavalo com alças – no cavalo com alças, só é permitido tocar o aparelho com as mãos. Os movimentos devem ser contínuos, de tesouras e de círculo. Os cavalos têm as seguintes medidas: 1,6 m de comprimento e 1,05 m de altura.

Argolas – nas argolas o atleta deve ficar no mínimo dois segundos imóvel, em uma posição horizontal ou vertical.

 

GINÁSTICA PARA COMUNIDADE

Inscrições: Primeiro dia útil de cada mês.

Características: A ginástica é uma atividade integrada por um sistema de exercícios físicos, especialmente escolhidos de acordo com o objetivo que se deseja obter.

Benefícios: Melhora a força e o tônus muscular, aumenta a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, diminui a pressão arterial, melhora o diabetes, diminui o colesterol total e aumenta o colesterol bom, promove maior fluxo de sangue para o cérebro, libera endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar, Recupera a autoestima, Reduz ansiedade e estresse, Melhora o sono e a memória, Dá mais energia e resistência, Melhora o equilíbrio e a postura e Previne doenças crônicas.

 HAPKIDÔ

Objetivo: defesa pessoal e melhora da saúde, devido à seus exercícios de respiração energética , alongamento e fortalecimento do corpo.

Benefícios: Ganho de força, resistência, melhora o alongamento, equilíbrio do peso (ganho ou aumento de massa, dependendo da necessidade de cada praticante). Além da melhora na autoconfiança, alívio de stress, melhora a convivência e comunicação, equilíbrio mental.

Características: é uma arte marcial dinâmica, que propicia aos seus praticantes um leque de opções em técnicas de defesa pessoal. Incorpora técnicas poderosas com os pés, arremessos e técnicas precisas e afiadas das mãos constituído de movimentos circulares que incluem torções (estímulos articulares) imobilizações com pontos de pressão correspondentes aos meridianos dos órgãos internos. Quanto à utilização de Armas, possui inúmeras, variando desde bastões diversos, bengala, faixas e espadas como a Juk Do (similar á Shinai Japonesa, espada de bambu).

 

JUDÔ

Inscrições: Diretamente com a Federação.

Objetivos: conquistar o ippon primeiro, que é quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos.

Benefícios: fortalece o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

Características: É um esporte de luta praticado como arte marcial, quando o ippon é concretizado o combate se encerra. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Partidas: cada luta pode durar até 5 minutos.

Local da prática: tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado).

 

KICKBOXING

Inscrições: Diretamente com a Federação.

Objetivo: defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.

Benefícios: melhora na coordenação motora, equilíbrio, capacidade cardio-respiratória, força, flexibilidade, resistência, auto controle, auto confiança, concentração e perda de peso.

Características: combinação entre boxe e o melhor das técnicas orientais em termos de batimentos de pernas. Esta combinação criou uma arte marcial das muito poderosa em termos de eficácia, rapidez de aprendizagem e facilidade de assimilação. Isso se deve essencialmente ao fato de o Kicboxing ter deixado para trás grande parte da espiritualidade subjacente às artes marciais orientais e focar-se essencialmente sobre a efetividade das técnicas.

 

LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO

Inscrições: Diretamente com a Federação.

Objetivo: levantar a maior carga possível

Benefícios: Diminuição da pressão arterial, melhoria no funcionamento do coração, aumento da massa magra, densidade óssea, resistência aeróbia e anaeróbica, força, destreza, velocidade, flexibilidade e potência.

Características: o esporte consiste em duas provas

O arranco (ou arranque) - competidor precisa levantar a barra do solo até acima da cabeça em um só movimento, mantendo os braços estendidos ao final, manter-se equilibrado e ficar assim por até dois segundos, quando os árbitros dão um sinal para soltá-la.

Arremesso: dividido em duas partes: primeiro o participante levanta a barra até a altura dos ombros, por cima do peito, enquanto agacha, para depois erguer-se. Depois, usando a força das pernas e braços, o atleta deve posicionar a barra acima de sua cabeça, mantendo os membros estendidos até o sinal da arbitragem para soltar.

Partida: Os participantes têm três tentativas, em cada uma das provas. Ao conseguir levantar um peso na barra, o aumento mínimo deve ser de 1 quilo entre a primeira e a segunda tentativas, sendo que o peso total na barra deve ser sempre um número inteiro.

E ainda temos: tae kwondo, mma e futebol 7.

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